CANTORES



Alicia Cupani - Soprano

Mestre em Musicologia (Unesp), Especialista em Educação Musical e Licenciada em Música, aperfeiçoou-se em canto lírico com Neyde Thomas (PR) e Liborio Simonella (Buenos Aires). Integrou diversos grupos incluindo o Coro Sinfônico de Paris, França (1994-95). Como solista tem se apresentado em diversas óperas; obras sacras e recitais de câmara. Apresentou-se em Lisboa, Portugal, no musical Imaginária Ilha Catarina. Atuou no papel principal - a cantora lírica Gabriela Besanzoni – no documentário Um rei chamado Henrique (2005, RBS TV). Recebeu o Trofeu Franklin Cascaes de Música Erudita pelo espetáculo Imagens de Ópera. Desde 2008 é professora de Canto, no Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina/ UDESC, e coordenadora do Programa de Extensão VivaVoz.

Carla Domingues - Soprano

Natural de Canguçu/RS, Carla Domingues é Bacharel em Canto pela UFPel/RS e Mestre em Música pela UDESC. Premiada em alguns dos principais concursos de canto do Brasil e do Uruguai, tem se apresentado em concertos, óperas e recitais no Brasil, Uruguai e Itália. Dentre suas principais atuações operósticas estão Gilda em Rigoletto (Verdi), Adina em L'elisir d'Amore (Donizetti) e Madame Herz em O Empresário (Mozart), em Florianópolis/SC e Rainha da Noite em montagens reduzidas de A Flauta Mágica (Mozart) no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Foi solista do Requiem de Mozart em Brescia, Itália (2009), com a Orquestra Sinfônica Italiana, e da Paixão Segundo São João, de Bach, com a Camerata Florianópolis e o Polyphonia Khoros, em Florianópolis e Blumenau (SC). Em 2010 foi solista na gravação e posterior estréia mundial da Symphony of the Good, de Jean Goldenbaum, juntamentecom a Camerata Cantareira (SP). Estudou com Magali Richter e atualmente é orientada por Alba Tonelli e Luisa Gianinni. 


Claudia Ondrusek - Soprano 

Nascina em Florianópolis, estudou canto com Cláudia Todorov, Rute Gebler, Samira Hassan e Neyde Thomas. É integrante do Polyphonia Khoros, onde atua como cantora, preparadora vocal e solista. Bacharel em piano pela UDESC, ingressou em 2009 no Programa de Mestrado em Música da mesma instituição. Entre seus trabalhos como solista destacam-se: o Gloria de Vivaldi, O Empresário de Mozart como Silberklang, A Flauta Mágica de Mozart como Papagena, Rigoletto de Verdi como Condessa di Ceprano, participação do concerto de abertura da Temporada 2007/2008 do Teatro Maria Caniglia em Sulmona (Itália) com a Camerata Florianópolis, La Traviata como Aninna, L'Elisir d'Amore como Gianetta e Il Barbiere di Seviglia como Bertha. 


Claudia Todorov - Soprano

Natural de São Paulo, é bacharel em Música e pós-graduada em Educação Musical. Em 1991 debutou na ópera “A Flauta Mágica”, de Mozart, em Campinas/SP e desde então vem atuando em âmbito nacional e internacional.Em 1998, na Rússia, apresentou-se em Concerto na “UtchenixZaal” e aperfeiçoou-se em canto lírico e ópera com a solista do Teatro Bolshoi, KlaraKadinskaya, no Conservatório Estatal de Moscou.Em 1999 recebeu o Troféu Aldo Baldin, do Concurso Nacional de Canto Aldo Baldin, em Florianópolis, protagonizando no ano seguinte a ópera “La Traviata”, de Verdi.De 1999 a 2004 produziu, coordenou e atuou em diversas montagens da ópera “Der Schauspieldirektor”, de Mozart.Em 2001 aperfeiçoou repertório com o maestro Bernhard Lang, em Mannheim/Alemanha.No primeiro semestre de 2008, interpretando o “Requiem” de Gabriel Fauré, apresentou-se em Stuttgart e em Jerusalém, a convite da maestrina Mônica Meira Vasques.Participou como solista de diversas gravações, entre elas: “Projeto “Le Livre de Chants de La Nature” pour soprano, avec ou sans accompagnement électro-acoustique de Leo Kupper (Bélgica - 2008) e Coral “Hélio Teixeira da Rosa”. 


Douglas Hahn - Barítono  

Natural de Joinville/SC teve sua formação com Rio Novello e Neyde Thomas em Curitiba/PR. Fez sua estréia em Florianópolis em 1996 com a ópera Il Guarany e no ano seguinte estreou no Theatro Municipal de São Paulo iniciando assim sua carreira e trajetória nos mais importantes teatros e salas de concertos do Brasil. Sua estréia na Itália aconteceu em 2006 com Don Giovanni e La Bohème na cidade de Adria/Rovigo. No Theatro Municipal do Rio de Janeiro atuou nas produções de Un Ballo in Maschera, L'Elisir d'Amore, Missa da Coroação e Carmina Burana. À convite da Pró-Música de Florianópolis atuou em A Flauta Mágica, Rigoletto, Réquiem de Mozart, La Traviata e L'Elisir d'Amore. Recentemente no Teatro Municipal de São Paulo participou das óperas La Fille du Regiment, L'italiana in Algeri, Falstaff e Le Villi. Foi homenageado com o Troféu Aldo Baldin 2008 pela Pró-Música de Florianópolis.

Javier Venegas - Barítono  

Natural de Buenos Aires, reside em Florianópolis desde 2001. Iniciou os estudos de canto com Patricia Eberhardt, continuando-os con Elaine Boniolo, Samira Hassan, Maria Izilda Marques Rosa, Rodolfo Giuliani, Neyde Thomas e Rio Novello. Atualmente aperfeiçoa-se com Douglas Hahn. Licenciado em Música pela UDESC, integra o Polyphonia Khoros desde 2004, tendo participado das montagens das óperas Cavalleria Rusticana, A Flauta Mágica, Rigoletto (Guarda), La Traviata (Mensageiro) e O Elixir do Amor. Foi solista nas Missas n.2 (Schubert) e da Coroação (Mozart), na versão de A Flauta Mágica apresentada pelo Polyphonia Khoros (Sarastro) e na ópera Comedy on the Bridge (Martinu) como The Brewer 


Kalinka Damiani - Soprano 

Catarinense, aperfeiçoou-se com Neyde Thomas. Seus principais prêmios foram: Melhor Soprano Leggero - IV Concurso Maria Callas; 1.Lugar e troféu ABAL de Melhor Intérprete de Carlos Gomes - Concurso Carlos Comes; 1.Prêmio La Traviata - Concurso Aldo Baldin; 1.Lugar - Concurso Bianca Bianchi; Melhor Intérprete de Mozart e Grande Prêmio do Público - V Concurso Maria Callas. Principais papéis em óperas e obras para solistas e orquestra: ópera Elisir d'Amore, La Serva Padrona (100 récitas), La Traviata, Capuletti I Montecchi, A Flauta Mágica, O Empresário, Rigoletto, Lucia di Lammermoor, Il Guarany, Giulio Cesare, O Rapto do Serralho, Nona Sinfonia de Beethoven e Réquiem de Mozart. Atuou sob a regência dos maestros Oswaldo Colarusso, Tullio Colacioppo, Mario de Rose, Silvio Barbato, Alessandro Sangiorgi e Jeferson Della Rocca. Sobre sua performance em La Traviata em Florianópolis (2000) a revista Opera Actual de Barcelona assim se expressou: "sobresalió Kalinka Damiani con una excelente preparación a nivel vocal e interpretativo, con una voz de timbre elegante".


Masami Ganev - Soprano 

Natural do Japão, no ano de 1997 muda-se para o Brasil. Estudou com a renomada soprano Neyde Thomas. Atualmente aperfeiçoa-se com a soprano Samira Hassan e o pianista Alberto Heller. Participou de diversas montagens de óperas em Santa Catarina nos últimos anos. Tem atuado como solista em concertos da Camerata Florianópolis e da Orquestra Sinfônica do Paraná, como nas seguintes obras: Nona Sinfonia de Beethoven, Sinfonia n.2 de G. Mahler, Glória de Vivaldi. EM 2010, recebeu menção honrosa no XIV Concurso Internacional de Canto Lírico na cidade de Trujillo, Peru.


Ricardo Castro - Tenor

Aperfeiçoou-se com renomados mestres como: Neyde Thomas, Rio Novello (PR), JaumeAragal (Espanha), Isabel Maresca (SP), Ricardo Tutman (RJ), Martina Graff (Alemanha), Carlos Harmuch (Suiça), Luigi Alva (Itália), Tamas Salgo (Hungria), UlrikeGraff , Eduardo Álvares (RJ) e Benito Maresca (SP).Participou da ópera La Traviata em Florianópolis, Campinas, Rio Claro e Jacareí, obtendo reconhecimento da revista Opera Actual de Barcelona. Atuou também nas óperas Madama Butterfly, PorgyandBess, O Guarany, Carmem, A Flauta Mágica, Joana de Flandres, Rigoletto e a Viúva Alegre, com grande sucesso, sob a regência de maestros como Carlos Fiorini, IonBressan, Jeferson DellaRocca, Osvaldo Ferreira (Portugal), Alessandro Sangiorgi e Júlio Medalha. Ricardo Castro foi vencedor do Concurso Aldo Baldin2001 e 2008.

Rute Gebler - Soprano

Natural de Pelotas – RS, está radicada em Florianópolis há 40 anos.Cursou a Escola de Canto “Inah Emil Martensen“ e o Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas.Nessa cidade foi professora e regente de coros no Colégio São José e Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes.Fundou e regeu por dois anos o Coral da Faculdade de Medicina de Pelotas.Em Florianópolis, foi Regente da Associação Coral de Florianópolis, do Coral do Colégio Coração de Jesus e Professora de Técnica e Expressão Vocal no Curso de Educação Artística e Escola de Música do CEART-UDESC.Cantando, já percorreu todo o Estado de Santa Catarina, grande parte do Brasil, assim como também o Uruguai, Argentina, Alemanha e Estados Unidos.Em 1985, recebeu o título de Cidadã Honorária de Florianópolis e, em 2000, o de Cidadã Catarinense. Em 2004 foi Samba-Enredo da Escola de Samba “Protegidos da Princesa” com o enredo “Rute Gebler é princesa, as vozes são de todas as estações”.Desde 1991 atua como Diretora Artística da Associação Estúdio Vozes, onde é carinhosamente conhecida como “a alma do Estúdio Vozes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário