ÁREAS



Ocupação primeira:

O espaço escolhido para a realização da primeira edição do projeto trata-se de um dos mais antigos logradouros da cidade de Florianópolis, a Rua Felipe Schmidt, construída no início do século XX, inicialmente foi chamada de Rua da República e era usada como ligação entre a Praça XV de Novembro e a Ponte Hercílio Luz.

Transformada em calçadão em 1976 e abrigando comércio diversificado a Rua Felipe Schmidt é configurada por belos edifícios ecléticos, que conservam sua arquitetura original, decorados com estuques variados e calçamento em petit pavê, com belos desenhos. 




A área determinada para a encenação, esquina com a Rua Trajano é um dos espaços mais movimentados do centro da cidade, que, desde os tempos do Império era ponto de encontro dos moradores, que se reuniam em confeitarias e cafés, para saber das novidades. Durante décadas abrigou o Ponto Chic, ou Senadinho, café que reunia na calçada políticos e moradores em acaloradas discussões sobre política, economia e futebol. Ainda hoje, o calçadão conta com mesas e bancos onde moradores jogam cartas, xadrez e conversa fora em meio ao intenso movimento de transeuntes.

A presença de janelas e sacadas nos edifícios situados na Rua Felipe Schmidt e Trajano possibilitarão ao projeto Árias Públicas soluções estéticas para a encenação e a valorização da arquitetura do local.

Um comentário:

  1. Achi fantastica a inciativa, pena ter tomado conhecimento através do video no Youtube, seria mto interessante acessar a agenda de apresentações como esta que ocorreu no centro, em bairros, pontos turistico, fico imaginando uma apresentação assim no centrinho da lagoa, como obter informações das proximas apresentações???w

    ResponderExcluir